61 ( TRISTE POR JÁ NÃO EXISTIRES)
Estou triste por já não existires pois tu deste-me a maior descoberta, que da vida se pode esperar. Foste tudo o que alguém pode ser. Durante o nosso abraço, existíamos... levava-nos ao antes, ao durante e nos fazia esquecer o futuro. Juntos aperfeiçoamos uma nova linguagem: a expressão mais feliz do olhar. Olhos meus que antes de te conhecer apenas me serviam para olhar, não para ver, nem sentir. Tudo o que te dizia com eles ultrapassava a minha mente, o desassossego, o viver por viver, o sofrido coração carente. Foram os nossos olhos a nossa nova forma de expressão, falavam por mim e por ti, e foi com os meus olhos, que te contei a minha história, que te mostrei o meu amor. Não existirà mais ninguém mais felizes do que nós fomos num tão curto espaço de tempo. Se existisses queria-te ainda e muito. Esta minha solidão sem ti arrasta-me pelo nada com o passar do tempo. Apenas o que escrevo me diz que ainda existo, que continuo vivo. Apetece-me fechar os olhos e desaparecer docemente, derreter-me no teu ausente abraço. Flutuar nas emoções que vivemos. Hoje vejo-me prisioneiro da ausência do teu cheiro, da essência da minha vida que eras tu, só tu. Sei que nas tuas noites de ansiedade te lembraste de mim... Apetece-me calar esta minha boca de medo, e gritar com raiva que te queria muito se fosses a verdadeira mulher que um dia me apaixonei imenso. O amor é uma sensação que nos destrói, e que afinal existem mesmo amores impossíveis, que afinal não basta amar loucamente. Apetece-me arrancar os braços que um dia te abraçaram, queimar os lábios que um dia te beijaram, morder os dedos que um dia te tocaram. Podia morrer agora mesmo... nada tenho... em ti matei toda a minha sede, em ti esvaziei toda a minha paixao... juntos devoramos todo o prazer que havia.Nada nem ninguém sabe explicar a difícil arte de amar. Não há regras, não há dicionários, não há nada concreto que se possa seguir. Existem pessoas que amam o que não podem ter (o que é o meu caso), outras amam somente por amar ou quando passam a ter. Uns amam os sonhos, outros sonham em algo para amar. Tem quem diga * EU TE AMO" sem nenhuma verdade no olhar, sem saberem a verdadeira essência do que dizem. Tem quem não o diga por falta de coragem ou apenas porque não podem levar adiante esse amor proibido. Se é amor, se é tão puro, porque existem amores proibidos? Quem ordenou que o coração têm que pertencer a uma só pessoa ou á pessoa errada? Eu não sei a resposta para tantas questões do amor, quem as sabe? Talvez saibamos ou nunca saberemos quais são afinal os verdadeiros sentimentos. Todos procuramos essas respostas. Procurar por respostas é o que todos queremos. E continuar sentindo... e vivendo... e respondendo. Vivendo cada um dos momentos Intensamente, sem controle e sem limites. Se a difícil arte de amar fosse fácil, o amor seria um sentimento banal.
62 NINGUEM CONHECE NINGUEM
À coisas que não sei explicar,coisas que sinto e tenho medo de as mostrar...Acho que é por tudo o que já passei,e por tudo o que me fizeram passar...
Por vezes tenho medo de tentar ser feliz,porque a qulquer momento tudo vai ao fundo,e o sofrimento...regressa!Aprendi que a vida não é um mar de rosas como sempre sonhámos,que só alcançamos os nossos objectivos,lutando por eles com todas as nossas forças...e que na maior parte das vezes as coisas não levam o rumo que gostaríamos e desejávamos....Eu vejo a vida como um estrada,ao longo da qual todos nós certamente encontramos obstáculos,uns ultrapassáveis,outros não...mas a vida não pára se não os conseguirmos ultrapassar...Muitas vezes dou por mim a pensar,se vale a pena lutar tanto por uma vida que ao fim ao cabo,tudo pelo que lutámos vai "abaixo",porque como se costuma dizer,tudo aquilo que tem um principio tem também um fim...O maior tesouro que temos,são aquelas pessoas que nos são importantes,que nos amam,que nos fazem sorrir nos nossos momentos mais tristes,que nos ajudam a ultrapassar os nossos obstaculos...que ajudam a cicatrizar as nossas feridas....mas até mesmo essas pessoas,muitas vezes se vão,e é só quando as perdemos e sabemos que nunca mais as teremos de volta,que lhes damos o seu devido valor...Nós seres humanos,não fomos feitos para estramos sozinhos,por mais que nós possamos mostrar ser feliz ao lado de alguém ,existe sempre algo que falta ao nosso lado...uma companhia,um carinho,um abraço,um simples olhar...um sincero sorriso de quem o nosso coração escolheu para amar!Acho que tudo tem um sentido na vida...as coisas que acontecem,nunca acontecem por acaso...Ninguém pode definir os nossos actos,as nossas palavras...apenas nós mesmos!Porque só nós sabemos aquilo que vai no nosso coração....
Ninguém conhece ninguém...isso é uma certeza.....
63 ALI
Hoje ao meio da manhã quando fui beber o habitual cafezinho e quando regressava á loja olhei novamente para a casa onde estive contigo...onde partilhámos emoções e momentos, parei e de propósito acendi um cigarro para poder estar mais tempo a recordar cenas lindissimas do passado!
Ali,onde foste minha...Hoje,deu-me vontade de relembrar todos os momentos que passamos juntos,mas desta vez... sozinho!
Ali,onde o teu toque me prendeu definitivamente,a um desejo que era meu...e teu também!E sabes,hoje ainda o revivo como se o tempo não tivesse passado.
Olhei a meu redor,sei,que inconscientemente te procurava...mas não te encontrava...não estás cá,nem tão pouco vais voltar!
Recordar tudo aquilo que passou,fez-me ver o quão infantil era...e talvez ainda o seja,ainda continuo a acreditar em contos de fadas,ainda continuo a acreditar que a força mais poderosa,aquela que vai contra tudo e todos,aquela que pode mover montanhas e fazer milagres....é o amor...mas estou errado não estou?
O amor já não é aquele sentimento belo,puro que era....aquela entrega total...hoje,o amor tornou-se interesseiro,egoísta...hoje só as tolos como eu acreditam no amor!Ali,onde senti o toque dos teus lábios pela primeira vez...é como se ainda os sentisse e daí a enorme vontade de imaginar vários pontos de interrogação sobre ti : Quantas horas de silêncio é que já tiveste?
Dentro dessas, quantas é que já te doeram?
Quantas é que já te fizeram sufocar com o peito a arder?
Com quantas palavras é que já tentaste encobrir esses tais silêncios?
Quantas vezes é que já ficaste sem posição ideal, como se fossem precisas umas quantas regras para o fazer, e todas elas se esquivassem nessa hora?
Quantas vezes já passaste por mim , olhaste-me , e cravaste as unhas nas mãos por não poder fazer aquele momento voltar atrás?
Quantos foram os buracos para os quais já olhaste, e pensaste: como fui capaz de cair aqui?.. e seguiste porque já não havia nada a fazer?
Quantas músicas é que já cantaste a pensar naquela pessoa, sabendo que essa pessoa tambem pensa muito em ti, e te cria mais um silêncio na alma? Quantos silêncios?
A nossa história,sinto-a como se se tratasse de um livro,um livro com uma historia por terminar.....mas isso é algo que talvez nunca conseguirei comprovar...
64 FOMOS INCRIVEIS
Apesar do pouco tempo, fui feliz. ... Tu não?! Foi bonito o que vivemos e não digas que não tiveste o mesmo encanto que eu. Talvez o nosso começo não tenha sido o melhor. Mas entendemos rápido que o melhor era estarmos juntos. Pena foi não termos entendido que podíamos dar mais. Ser mais. Querer mais. Queria dizer-te que tenho pena de não ter dado em nada...mas parecia tanto que ia dar em tudo. Éramos tão nós e só depois o mundo. Queria dizer-te que tornaste tudo tão fácil. Eu pensava que amar era uma utopia , uma cena banal ,algo que se dizia da boca para fora como tu bem sabias qual era o meu pensamento sobre isso mas tu conseguiste encantar-me naturalmente e eu deixei-me levar involuntariamente. Foi uma paixão bonita. Daquelas que vemos nos filmes, aquelas que nos dão ainda mais vontade de amar. Queria dizer-te que adorei cada beijo, cada abraço, a forma como olhavas para mim. Não tinha explicação. Eu via o futuro tão sorridente para nós dois... Queria dizer-te também que não sabes o valor que tens e tão pouco tens noção daquilo que mereces. Acreditas que eu já estava tão dentro do nosso mundo que me esqueci como poderia ser viver sem ti?! Mas agora vivo, agora aprendi. Se eventualmente nunca sentiste um pouco daquilo que eu senti, só lamento. Eu vivi algo tão bonito. E eu sentia tanta reciprocidade nas tuas atitudes, olhares, palavras ..que metia medo. Medo esse que talvez te tenha feito abrandar e depois fugir. Só acho que quando é amor, tudo vence e se me deixaste ir foi porque nunca me quiseste. E quanto a isso só lamento. Tu deste-me tudo, embora me tenhas tirado tudo logo a seguir. Eu não estou à tua espera, já te guardei num lugar do meu coração. Deixo agora a tua consciência ditar o resto. Fomos incríveis e eu acreditava mesmo que íamos ser incríveis para sempre. Só me passa uma coisa pela cabeça: poderíamos ter sido tão felizes juntos... Tu é que não quiseste.... sabes? Aqueles que são tão amigos como namorados. Que têm química e amor. Ah, amor! Aquele amor encantador, sabes? Aquela paixão escaldante e apaixonante. Podia começar da forma mais banal, vivíamos todos os momentos e apaixonávamo-nos com o passar do tempo. Podíamos ser aquele típico casal encantador e divertido. Eu tolerava as tuas brincadeiras e tu suportavas a minha maneira banal de brincar contigo, sem perder a minha postura. Eu acho que poderíamos mesmo ser esse casal que apaixona todas as outras pessoas. E ouvir coisas como : "vocês são tão bonitos juntos que dão vontade de amar eternamente". Aquele casal de namorados que sabe tanto um do outro, que vive encantado com o outro, que conquista o outro, todos os dias. Podíamos, e acho que bastava, sermos aquele casal que com um olhar diz tudo. Que o estar ali junto, mesmo em silêncio, seria o suficiente para tudo. Eu gostava de acordar a meio da noite, olhar para o lado, ver-te ali e perceber que estava exatamente onde eu devia de estar. No fundo, só gostava de ter alguém com quem partilhar todas as minhas histórias, quem me compreendesse e me apoiasse. Eu estaria sempre pronto para ouvir as tuas histórias, apoiar-te e fazer-te ver que estaria aqui para tudo. No fundo eu só procuro alguém como eu. Que permaneça e insista tanto quanto eu. Nós poderíamos ser aquele casal especial, que começou do nada e tornou-se tudo. Amizade, amor e carinho era o que nos caracterizava. Nós poderíamos ter sido aquele casal que eu tanto falo....mas infelizmente tu não quiseste.
Era uma vez duas vidas separadas que nunca imaginaram que um dia se poderiam cruzar. Era uma vez um homem bem maluco e uma rapariga que se conheceram por acaso e que desde o primeiro momento criaram uma forte empatia entre eles.Não sei dizer o que ia na cabeça dela, mas sei o que ia na cabeça dele. Sem nunca ter percebido, ele apaixonou-se por ela. Era de esperar… Ela marcou-o como nunca ninguém o tinha marcado antes!Estás mesmo a imaginar? Não, não estás! Estás a relembrar! Estás a relembrar que esse foi o início da nossa história. Percebeste que ele sou eu e que ela és tu. Pois, eu sei, está incompleta esta história. Tão estupidamente incompleta!Estava eu a dizer que ela o marcou como nunca ninguém o tinha marcado antes, que ele estava incontornavelmente apaixonado por ela, terrivelmente apaixonado e por quem ele passou a confiar acima de tudo, aquela que passou a ser uma das melhores pessoas que ele conhecia! Agora imagina a continuação desta história. Imagina que, com toda essa proximidade, ela também se apaixona por ele. Imagina que ele lhe pede, do fundo do coração, que fiquem juntos para sempre. Imagina que eles sentem imensa falta um do outro de cada vez que têm de se afastar. Imagina que vivem momentos inesquecíveis, que dão as mãos ,que dão os abraços mais aconchegantes e reconfortantes de toda a sua existência, que todos os dias descobrem um abraço mais caloroso do que o anterior nos braços um do outro. Imagina que a toda a hora se beijam da forma mais marcante que se possa imaginar. Imagina! Imagina que eles ficam verdadeiramente juntos para sempre! Pois, já é imaginar de mais, eu sei. Não consegues imaginar esta parte, eu sei. E por um motivo muito simples: não alimentaste o mesmo sentimento que eu . Mas era tão perfeito! Era tão perfeito, meu amor. Era tão perfeito que esta fosse a continuação da nossa história. Era tão perfeito que todos esses “imagina” se concretizassem…
E tenho tanta pena, meu amor. Tenho tanta pena que tudo isto se tivesse ficado mesmo só pela imaginação, que tu nem imaginas!
67 HÁ COISAS QUE NÃO SE PERCEBEM
Há coisas que não são para se perceberem. Esta é uma delas. Tenho uma coisa para dizer e não sei como hei-de dizê-la. Muito do que se segue pode ser, por isso, incompreensível. A culpa é minha. O que for incompreensível não é mesmo para se perceber. Não é por falta de clareza. Serei muito claro. Eu próprio percebo pouco do que tenho para dizer. Mas tenho de dizê-lo. O amor é uma coisa, a vida é outra. O amor não é para ser uma ajudinha. Não é para ser o alívio, o repouso, o intervalo, a pancadinha nas costas, a pausa que refresca, o pronto-socorro da tortuosa estrada da vida,o nosso "dá lá um jeitinho sentimental". Odeio esta mania contemporânea por sopas e descanso. Odeio os novos casalinhos. Para onde quer que se olhe, já não se vê romance, gritaria, maluquice, abraços, flores. O amor fechou a loja. Foi trespassada ao pessoal da pantufa e da serenidade. Amor é amor. É essa beleza. É esse perigo. O amor é uma coisa, a vida é outra. A vida às vezes mata o amor. A "vidinha" é uma convivência assassina. O amor puro não é um meio, não é um fim, não é um princípio, não é um destino. O amor puro é uma condição. Tem tanto a ver com a vida de cada um como o clima. O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende. O amor é uma verdade. É por isso que a ilusão é necessária. A ilusão é bonita, não faz mal. Que se invente e minta e sonhe o que quiser. O amor é uma coisa, a vida é outra. A realidade pode matar, o amor é mais bonito que a vida. A vida que se lixe. Num momento, num olhar, o coração apanha-se para sempre. Ama-se alguém. Por muito longe, por muito difícil, por muito desesperadamente impossivel. O coração guarda o que se nos escapa das mãos. E durante o dia e durante a vida, quando não esta lá quem se ama, não é ela que nos acompanha - é o nosso amor, o amor que se lhe tem. Não é para perceber. É sinal de amor puro não se perceber, amar e não se ter, querer e não guardar a esperança, doer sem ficar magoado,viver sozinho, triste, mas mais acompanhado do quem não consegue ser feliz. Não se pode ceder. Não se pode resistir. A vida é uma coisa, o amor é outra.
68 A MINHA SOLIDÃO
Com o tempo começou a tornar-se estranho aquele amontoado de sentimentos dentro de mim, uma junção de coisas inacabadas com algo desconhecido. Foi por isso que eu optei por bloquear qualquer vestígio de algo bom, que pudesse chegar por aqui. Foi assim, que permiti que a tão temida solidão me fizesse companhia nas noites mais frias e que ela mesma fosse a inspiração para muitas palavras escritas aqui.Pela primeira vez eu estava só. Sem a tua voz ecoando na minha cabeça eu tentava manter a mente livre de qualquer crítica ou mau sentimento. Nos primeiros momentos parecia que cada minuto não teria nunca fim, mas os mesmos foram me ensinando que tudo tem seu tempo certo e eu antes pouco atarefado em mostrar os meus sentimentos , hoje vejo-me assim, de pernas para o ar a espera de coisa nenhuma.Músicas novas surgiram, assim como alguns sonhos, vários desejos e uma maneira exclusiva de ver a vida. Aquela felicidade que sentia na altura já não está aqui. Hoje percebo que não posso querer apressar os meus passos, ou, simplesmente adiantar o relógio como se tudo fosse questão de ajuste. Tenho que esperar e só assim notei o quão incrível as coisas simples se tornaram.Por fim, deixo registrado aqui que estou muito bem acompanhado. estou bem comigo mesmo , com os novos dias, com os novos planos e com a nova condição que me permiti viver, algo totalmente oposto do que eu já tinha presenciado e com a certeza de que os anos ajudaram as pessoas que nunca deixei de considerar uma família , a terem uma ideia diferente sobre a minha pessoa , hoje sei e sinto que tambem gostam da mesma forma de mim como eu gosto delas, por mais estranho que possa parecer o passar dos anos foram me fazendo compreender atitude deles perante o terminar da relação, eu como pai que sou tambem só quero o melhor para os meus filhos e foi isso que eles fizeram e acharam por bem naquela altura que eu não era o melhor para a filha deles . Hoje posso dizer que sinto nessas pessoas algum arrependimento por terem tido preponderância no terminar da nossa relação mas não quero que se sintam assim porque eu como pai teria feito o mesmo acreditem ... EU GOSTO MUITO DE VOCÊS NA MESMA ..... bjinho
69 PARA ALÉM DOS MUNDOS
Eu na altura só queria-te amar.Queria ser tudo para ti.Queria viver eternamente nos teus sonhos e sonhar contigo sempre para garantir mais um amanhecer em minha vida.Acredita que eu vou estar contigo sempre e, mesmo com esta distancia, vou-te amar e, mesmo com esta distância que existe sentirei o nosso amor atravessando o infinito.Amei tudo que veio de ti:Cada palavra, cada gesto, cada lágrima que eu podia enxugar com um simples toque de meus lábios em tua face.Não nego que sinto falta do teu beijo que esta por vir, da palavra que ainda não foi dita. Guardo cada momento como se pudesse vivê-lo a qualquer hora com intensidade que vivi na altura .Ouço tua voz trazida pelo vento.Me afogo nas profundezas dessa paixão.Me entrego deliberadamente a esse amor, pois a única coisa que me doí é não poder me entregar por inteiro .Vivo cada momento esperando pela eternidade de um segundo ao teu lado.Sofro na ânsia de te encontrar em todo lugar que olho.Morro na esperança de renascer nos teus braços, depois de ter te amado por toda uma vida e uma eternidade....Transcender um corpo é a capacidade de ver um espírito, aqui, perto, em nós e é o que vejo todas as noites a meu lado .Aquele momento na noite em que nos vemos, um na alma do outro, quando a partilha ultrapassa o existir.Quando o encontro é dentro de cada um de nós e cada um toca o outro no coração!Quando sentimos isto temos a certeza que o mundo é pequeno demais para ser um obstáculo!Quando posso ser, mesmo sem estar aí para ti e a importância de o ser se sobrepõe àquela do querer ou desejar,completando-se contigo, por ti e em ti!Esta capacidade para além do ser , do estar , do toque braçamo-nos na alma ... para além dos mundos....
A sensação de que de alguma forma nos pertencemos há decadas...
70 RECORDAÇÃO UNICA
Normalmente há sempre aquela tentação de se dizer “se pudesse voltar atrás para voltar a viver de novo aqueles momentos”.Essa ânsia está sempre presente mas no fundo tenho consciência que se voltasse realmente atrás não voltaria a ser perfeito. A razão pela qual certos momentos são inesquecíveis e ficam marcados na nossa memória como perfeitos é mesmo essa. Foram vividos naquele instante, sem serem conhecidas as consequências de certas acções. O friozinho na barriga por não se saber se estamos a agir da forma mais correcta, se nos iremos arrepender das nossas acções e decisões. E no fim, se iremos sorrir e pensar que não podíamos ter agido de outra forma, que aquela foi a mais arriscada mas também a mais acertada.Por circunstâncias da vida, algumas recordações estão agora a emergir e um desejo de voltar a passar por alguns episódios da minha vida, que sei que poucas pessoas tiveram e têm a possibilidade de viver, renasce. Foi uma altura da minha vida revitalizante e inesperada, onde a ingenuidade de quem está a apenas a iniciar uma vida verdadeiramente apaixonada se misturou perfeitamente com a loucura de aproveitar cada instante da vida como se fosse único, pondo de lado a minha racionalidade habitual. Provavelmente foram os melhores momentos da minha vida e espero profundamente nunca me esquecer de cada pormenor, de cada passo, de cada pensamento, palavra ou sentimento. Isto, porque foi com base nesses momentos memoráveis que sou o que sou hoje.Não, não quero voltar atrás. Em vez disso, quero reter as lembranças num recantos do meu ser e puder relembra-las sempre que me apetecer, com todos os pormenores como se fosse hoje. Afinal de contas foi algo inesquecível mas quem sabe se o que vivo hoje também fará parte dos momentos a reter para sempre no futuro…